Artigo extraído do site http://www.esextante.com.br.
Sorria, por favor!
Qual o papel do sorriso em nossas interações sociais? Como ele pode nos ajudar e quando nos atrapalha? Que expressão fazer diante de um presente simplesmente detestável? Como saber se alguém está sendo sincero?
1- O sorriso de boca fechada
Este sorriso geralmente é visto nas mulheres, segundo Allan Pease. "Pode não ser sincero, pois os olhos são sem vida e a boca ligeiramente forçada para cima, com os lábios unidos. Ele diz: ‘Não estou satisfeito aqui, não gosto de você, mas sou educado demais para dizer o que realmente penso e quero que você se sinta aceito e querido.'", explica.
O dono desse sorriso geralmente é reservado. Em termos de linguagem corporal, lábios fechados significam sonegação de informações. A pessoa quer demonstrar que sabe algo que você desconhece e que, portanto, tem poder sobre você. É interpretado por outras mulheres como rejeição – mas os homens, que nos testes são três vezes piores ao decodificar sinais corporais sutis, passam ao largo dessa mensagem.
2 - O sorriso torto
Não há nada de instintivo ou natural nessa expressão facial; só é possível usá-la propositalmente, já que os dois lados da face mostram emoções contraditórias. Em um dos lados do rosto, os músculos puxam a bochecha para cima, numa espécie de sorriso forçado; e, no outro lado, eles são empurrados para baixo, mostrando uma expressão zangada. Se colocássemos um espelho no meio do rosto, veríamos duas expressões completamente diferentes. A mensagem aqui é uma só: sarcasmo.
"George Bush está sempre com um sorriso torto estampado no rosto", diz Barbara. E acrescenta: "Se olharmos as fotografias de sua infância, veremos que faz isso desde os quatro ou cinco anos. Um sorriso torto é uma grande desvantagem na vida; demonstra desdém, é muito negativo e atrai sentimentos negativos em relação à pessoa que o exibe. O problema com esta expressão é que, se a repetimos com freqüência, passa a ser natural em nós."
3 - O sorriso aberto
Este é difícil de decifrar. A pessoa sorri o tempo todo porque é genuinamente radiante e alegre (convenhamos que isso é pouco provável) ou está tentando demonstrar que sabe algo que você desconhece?
Os homens normalmente se saem melhor com este tipo de sorriso, enquanto as mulheres preferem expressões mais sutis, embora haja algumas conhecidas representantes do sexo feminino: Julia Roberts e Kate Winslet costumam exibir sorrisos que parecem dizer: "Vejam quantas pessoas nos amam. Ninguém resiste ao nosso encanto."
4 - O sorriso com o olhar enviesado
Trata-se de um sorriso tipicamente feminino. Com a cabeça inclinada e levemente recuada, a pessoa olha para cima, com um pequeno sorriso, geralmente de boca fechada, que dá uma aparência infantil, jocosa e reticente. É uma expressão tímida, e testes descobriram que é o sorriso preferido dos homens. É que ele provoca sentimentos de dominação e fazem os homens se sentirem protetores.
Não surpreende que seja comum no repertório de paquera das mulheres, pois os homens o interpretam como um sinal de sedução. "Ele diz, 'Sou vulnerável, me magôo facilmente, sou fácil de dominar.' Mas, inconscientemente, quem o porta pensa, 'Assim eu consigo o que quero'.", afirmam os Pease.
5 - O sorriso de queixo caído
É o sorriso de quem está atrás de atenção. "Olhem para mim", ele diz. "Sou tão feliz e bem-sucedido que você tem de notar minha presença!" Contudo, se prestarmos atenção, veremos que nem sequer se trata de um sorriso, apenas aparenta ser. É que ele só usa o queixo, que descai sugerindo satisfação, enquanto os olhos continuam neutros – ou até demonstram desprezo.
"Esse é o clássico sorriso falso", define Allan. "É muito fácil de detectar, bastando ignorar a boca e prestar atenção aos olhos. Geralmente, eles se mantêm impassíveis, com pouquíssimos sinais de prazer verdadeiro ou envolvimento".
Atores e políticos são particularmente bons com o sorriso de queixo caído. Mas esteja atento: pessoas que usam demais este sorriso podem estar escondendo um segredo. "Se você se esforça demais para ser simpático, para se destacar num grupo, é óbvio que é profundamente inseguro", declara Allan.
Clique aqui para visualizar arquivo completo: http://www.esextante.com.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/principal/view_0005.htm?editionsectionid=5&infoid=2066&user=reader
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Fá, adorei o blogg, de verdade!
Sobre o artigo ai, achei super interessante. Mostra várias coisas que realmente são tão fáceis de perceber, e a gente nem nota! Assim como o sorriso do tão querido (ironicamente falando), presidente dos EUA George Bush, realmente é a mais pura verdade, tive até que conferir para ver se era fato.
Enfim, ÓTIMO! Vou repara mais os sorrisos....
rs..
Beijos Fá.
Oi Fabiola!
Ficou muito legal seu blog!
Dpois passa no meu!
beijos
Fá
Adorei saber mais sobre todos esses tipos de sorrisos. Nossa...não tinha idéia dessa história do sorriso de Bush.
Bacana ficar agora prestando atenção no sorriso das pessoas hahaha.
Bju ;)
Gostei desse post sobre sorriso, realmente tem muito haver o que está escrito. Um grande abraço.
Postar um comentário