sexta-feira, 4 de maio de 2007

Aula 14 - 02/04/2007 - MUDANDO DE ASSUNTO...

Nessa aula estudamos sobre Símbolos, Índices, Ícones, mudamos um pouquinho de assunto (risos).
SÍMBOLO:
O termo símbolo, com origem no grego súmbolon, designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade.
ÍNDICE:
Índice dentro da semiótica é um signo indicador. É quando o significante remete ao significado tomando como base a experiência vivenciada pelo interpretador. Por exemplo, ao ver uma imagem de um carro sem a maçaneta, estando apenas um buraco no seu lugar, isto é um índice de uma tentativa de assalto. Mas isso só se torna evidente porque temos experiências anteriores com assaltos, seja através de experiências pessoais, seja por reportagens vistas no telejornal diário. Segundo Peirce o índice opera pela conexão de contigüidade de fato entre dois elementos.
ÍCONE:
É uma imagem que mantém com um determinando objeto uma relação de semelhança ou propriedade. Um ícone é uma abstração de algo que é do nosso conhecimento e apresenta pelo menos um traço em comum com o objeto representado.
Como exemplos de ícones podemos citar um retrato que se toma pela pessoa retratada, um mapa pela localidade referida, o desenho de uma casa pela própria casa, o de um avião pelo aeroporto, o de talheres por um restaurante.

Nenhum comentário: